Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2018

Photoshop das ideias concretas

Imagem
Foram criadas no photoshop as ideias concretas a respeito da intervenção que iria ser feita:

Pergunta sobre virtual e interatividade

Foi feita a seguinte pergunta para que houvesse a discussão em sala: "Como a virtualidade aberta (completa) se dá entre as pessoas e porque a busca disso ocorre através das representações?"

Seminário de Design

Foram escolhidos alguns projetos (links abaixo) para apresentação e discussão de acordo com o nosso interesse: Link 1:  Sitestepper  - um  programa de internet que mostra uma sala “vazia” em que você pode adicionar imagens, cores, sons e etc, por meio do escaneamento de websites. Link 2:  Flatsun  - é  um dispositivo circular que simula a superfície do Sol e que aumenta a intensidade das “emissões” com a aproximação das pessoas.

Imersão (dinâmica no espaço: Marquise)

Imagem
A atividade proposta envolvia a escolha de um local para fazer uma intervenção. Foram feitos croquis de vários espaços: Além disso, foi realizada uma performance  para melhor compreensão do espaço e uma rede de implicações para assimilar as sensações mais presenciadas no ambiente. Por fim, fizemos entrevistas para descobrir o que as pessoas sentem falta no espaço: Entrevistado 1: Júlia - 9º período       Considera que o espaço da escola era melhor aproveitado antigamente pela questão da quantidade de atividades desenvolvidas na escola, inclusive extracurriculares, isso permitia maior contato com uma diversidade maior de espaços. Nos primeiros períodos passava mais tempo na escola, preferindo áreas externas pela questão do convívio e conforto ( melhor luminosidade, ventilação, acomodação, etc). Acredita que atualmente existe menor movimento na escola devido a modificação dos espaços: fim da cantina, das mesas de madeira espalhadas...

Crítica - croquis da Praça da Liberdade

Imagem
O croqui apresentado possui traços leves e faz referência ao local de forma simples e pouco detalhada, porém sucinta. Além disso, para um desenho sem o auxílio de régua e borracha, mesmo com a falta de linearidade das retas, é possível perceber a questão da profundidade e ter uma noção da dimensão do edifício em questão.

Croquis da Praça da Liberdade

Imagem

Acoplamento do Hall

Imagem
Foi feito um trabalho em grupo com o objetivo de desenvolver um objeto interativo para ser acoplado no hall da entrada da Escola de Arquitetura. A ideia a ser apresentada tinha como objetivo criar uma espécie de filtro, criando uma nova realidade sobre o mundo real. Segue abaixo o protótipo apresentado: Além disso, foi feito um storyboard para direcionar o vídeo que foi feito para mostrar a interatividade do público com ele: E, por fim, segue o link para o  vídeo  final de interação com o objeto.

Crítica - representação tridimensional do hall

Imagem
A obra foi feita com papéis azul e verde, remetendo as cores vistas através da janela do hall e a claridade que passa por ela, trazendo, assim, a lembrança do hall de maneira abstrata. O objeto possui uma base, o que restringe a quantidade de ângulos possíveis de observação, além de não possuir interatividade com o público. Ao mesmo tempo que é simples, é complexo por possuir um formato característico e singular, não possuindo exageros.

Representação tridimensional do hall

Imagem

Crítica - colagem

Imagem
A colagem possui uma boa distribuição de imagens, representando uma obra bem densa e repleta de figuras simétricas dentro de uma montagem assimétrica. O conjunto de cores usadas remete as cores encontradas no hall de entrada dando destaque aos elementos apresentados, o que valoriza o trabalho. Outrossim, possui bastante expressividade, sendo bem impactante por ter sido composta de cores fortes e formas diversas.

Representação bidimensional do hall

Imagem

Crítica - som

O áudio escolhido pertence ao grupo de Marcos Barone, Carol e Holchan: Clique aqui O som pode ser dividido em duas partes, uma mais tranquila e uma mais caótica. É um som agradável, mas confuso, pois, pela segunda parte ser um pouco mais elaborada, isto trouxe uma textura bagunçada e uma paisagem sonora compassada, porém incômoda.  A linearidade inicial dos elementos, seguida da sobreposição de alguns deles, traz certa harmonia e melodia para a obra, possuindo aumento e diminuição de sons gradativos, estabelecendo uma finalização para o áudio. Entretanto, há pouca abstração, é possível perceber a falta da perda da representação direta, o que, ao meu ver, atrapalha a composição melódica do conjunto.